segunda-feira, agosto 30, 2004

Se isso tudo for verdade, parabéns...

...pena que ainda não estamos fazendo isso em nossas residências e ainda a grande maioria das empresas só polui...

Moto Honda recicla 89% dos resíduos gerados em sua fábrica Economia Da equipe do JC

A preservação do meio ambiente e a busca da excelência são princípios que a Moto Honda da Amazônia vem adotando em todas as etapas de produção de sua linha de motocicletas, desde a fundação da fábrica de Manaus, em 1976. Nos últimos quatro anos, a exemplo de outras unidades Honda no mundo, a empresa investiu US$ 31 milhões em ações voltadas ao aprimoramento de produtos e processos industriais para a redução de poluentes, que integram o projeto de gestão ambiental Green Factory.

O gerenciamento de resíduos é um dos compromissos da empresa, que procura reduzir o uso de recursos naturais e evitar desperdícios no consumo de materiais e energia. Todo mês, do total de 2.067 toneladas de lixo, resultantes da fabricação de motocicletas, 89% são recicladas, 8% incineradas e apenas 3% vão para aterros municipais.

Atualmente 1.833 toneladas de materiais como aço, madeira, alumínio, areia de fundição, papel e papelão se transformam em novas matérias-primas para uso interno e externo. A receita gerada com a venda dos resíduos para empresas recicladoras parceiras da Honda é usada para pagar a destinação dos materiais mais perigosos e fazer a manutenção do gerenciamento de resíduos dentro do Sistema de Gestão Ambiental.

Tudo se transforma na fábrica, ou seja, ao invés de ir direto para o aterro, substâncias como a areia de fundição e o lodo gerado na Estação de Tratamento de Efluentes industriais viram matérias-primas para a fabricação de massa asfáltica e cimento.

Pneus são reaproveitados

O óleo, após ser usado na produção, é novamente refinado e utilizado em outras indústrias. Os pneus e as sobras de napa do assento das motocicletas são aproveitados na confecção de solados e calçados.

A bateria é reciclada para fabricar utensílios de pesca, munição e refrigeração. A serragem é transformada em adubo orgânico e usada no Projeto Agrícola da Honda, localizado em uma área a 70 km da fábrica, que visa o plantio de árvores frutíferas e espécies de valor ameaçadas de extinção como mogno, pau-rosa, copaíba e andiroba.

Até os utensílios que fazem parte do dia-a-dia dos funcionários, como lâmpadas, cartuchos de impressora e copos plásticos são reciclados por empresas parceiras e transformados em capas de CD’s, cabides para roupa e escovas de dente.

Embalagens recicláveis

A Honda investiu ainda em uma fábrica de embalagens metálicas recicláveis para as motocicletas, eliminando gradativamente 90% do papelão utilizado com essa finalidade. Hoje, 21% das unidades produzidas e destinadas ao mercado doméstico são acondicionadas em racks retornáveis, que se adaptam perfeitamente às carretas de transporte, ajudando a diminuir ainda mais a geração de resíduos metálicos.

Compromisso

O gerenciamento de resíduos é um dos compromissos da empresa, que procura evitar desperdícios no consumo.(Atualizada em: 25/08/2004)

Fonte: http://www.jcam.com.br/materia.php?idMateria=27699&idCaderno=2

Um comentário:

Anônimo disse...

É tão difícil vermos atitudes como essa que muitas vezes nos questionamos quanto à sua veracidade ou não. Só nos resta torcer para que tudo isso seja verdade e para que todas as empresas sigam este exemplo, colocando entre seus objetivos e princípios, a preservação dos recursos naturais.